Formação de futuros professores

Formação de futuros professores

por Claudia Camerini Correa Perez -
Número de respostas: 1

Professor Sebastião.

O que o senhor acreditar ser importante levar em prática nos cursos de licenciatura sobre a questão das videoaulas? Tendo em vista que a maioria dos cursos de licenciatura não preparam o alunos para o uso de recurso tecnológicos em práticas docentes.

Em resposta à Claudia Camerini Correa Perez

Re: Formação de futuros professores

por SEBASTIAO AILTON DA ROSA CERQUEIRA ADAO -

Oi Claudia, tudo bem?

Na realidade creio ser necessária diversas adaptações no que tange à formação de professores. Eu tenho me debruçado sobre essa questão e vejo que temos um conjunto de desafios a transpor, sendo que uma das minhas últimas discussões foi a de levar para os futuros professores a ideia de que temos um conjunto grande de aliados tecnológicos para a interação e mediação pedagógica, dentre esse conjunto de tecnologia o smartphone que muitas vezes nos professores formadores odiamos, mas que os novos professores se depararão com essa tecnologia cada vez mais presentes nas salas de aula. E então vem a questão: Como transformar o inimigo em um grande aliado? São poucos os cursos que têm abordado de forma clara as novas tecnologias, mas isso tem uma explicação, hoje os professores que estão no dia a dia da formação de professores, ao que me parecem, ainda insistem em formar novos professores com base no sistema tradicional do século passado. Neste século XXI os cursos de formação de professores parecem necessitar de uma outra abordagem, lógico sem perder de vista os clássicos. 

Deixo como leitura os meus seguintes artigos que darão uma pista desta preocupação com a nova sala de aula do século XXI:

a)"Tá liberado o celular!": um estudo da propensão à Dependência de Smartphone discente e a percepção docente em sala de aula

https://www.academia.edu/42094599/_T%C3%A1_liberado_o_celular_um_estudo_da_propens%C3%A3o_%C3%A0_Depend%C3%AAncia_de_Smartphone_discente_e_a_percep%C3%A7%C3%A3o_docente_em_sala_de_aula_We_can_use_the_smartphone_a_study_of_student_smartphone_addiction_propensity_and_classroom_teaching_perception

 

b) Os desafios da carreira docente no ensino superior: Um estudo com professores da Universidade Federal do Pampa

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/201902/101_00170.pdf?sequence=1

c) De estudante a professor: a contribuição do curso de Mestrado em Administração da Unipampa para a formação docente dos seus egressos

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/201896/101_00197.pdf?sequence=1&isAllowed=y

 Abraço e obrigado pela participação!