Docência na EaD - São Borja 2018.1
Contorno da seção
-
-
-
Prezados (as),
Estamos iniciando o curso Docência na EAD, com o objetivo de
Capacitar profissionais para atuarem como docentes na modalidade de educação a distância no sistema UAB/UNIPAMPA, adquirindo fluência na organização e planejamento de componentes curriculares no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) Moodle.
Tendo como objetivos específicos
-
Capacitar docentes para atuarem nos cursos de educação a distância da UNIPAMPA/UAB, através da discussão de temas relacionados a mediação pedagógica, a relação entre professores, tutores e alunos;
-
Promover a apropriação pedagógica no uso do ambiente Moodle;
-
Organizar o planejamento dos componentes curriculares no MOODLE, utilizando recursos e ferramentas disponível no AVA, incluindo MCONF.
Seremos três mediadores no curso:
Profª Drª Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, docente do campus Dom Pedrito e integrante da DEaD.
Ma Verônica Morales Antunes, pedagoga na DEaD Reitoria Bagé
Elvis Galarca Menezes Mendes, Técnico em Tecnologia da Informação na DEaD Reitoria Bagé
A etapa Virtual acontecerá no período de 19 a 21 de fevereiro, e a etapa presencial no dia 22/02/2018 no Campus São Borja.
-
-
-
-
-
Aqui é o espaço para você conhecer os participantes do curso. Faça um breve apresentação, contando um pouco sobre você e sobre a atividade que desenvolve. Bem como falando um pouco sobre sua motivação para trabalhar na Educação a distância. Lembre de editar o seu perfil no MOODLE EaD, e colocar uma foto, caso ainda não possua.
-
Para melhor conhecer a utilização das tecnologias de informação e comunicação, elaboramos este formulário para coleta de algumas informações. Este formulário está no Google Drive e os resultados serão apresentados na etapa presencial.
-
Prezad@s Professor@s,
Nesse tópico vamos dialogar sobre o pensar a EaD e as relações professor-tutor-estudante. A proposta é que esse espaço seja usado como formação à distância com atividades a serem realizadas entre os dias 19 e 21 de fevereiro.
Para iniciarmos o diálogo assistam ao vídeo "EaD: relações professor-tutor" no qual apresento os documentos que orientam a EaD no Brasil e converso sobre as possibilidades de integração do professor e tutor presencial e a distância na docência coletiva.
Após assistir ao vídeo conheça o Decreto 9.057/2017 e os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância.
Leia o artigo "Formação Docente para atuar na EaD" a fim de conhecer nossa proposta sobre os quatro aspectos que envolvem o campo epistemológico da EaD: afetivos, da linguagem, tecnológicos e pedagógicos.
Depois de refletir sobre a docência na EaD vamos começar a conversar sobre nossa relação com os estudantes, para isso assistam ao vídeo: "EaD: relações docentes com os estudantes".
Para conseguirmos efetivar nosso diálogo, quero conhecer e "ouvir" vocês: suas percepções e dúvidas acerca das abordagens mencionadas nos textos e vídeos, dessa maneira participem do fórum: "Atuação na EaD".
Abraços
Profª Drª Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura
-
-
Direitos Autorais - Patricia Areas
-
Neste tópico vamos explorar o Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE, haverá um tutorial, e exemplos de Atividades e Recursos que poderão ser utilizados na organização do componente curricular.
Atenção: Na etapa presencial iremos editar seu componente curricular, lembre-se de levar alguns dos materiais que serão disponibilizados aos alunos, previamente organizados, para a orientação técnica de inserção destes no ambiente virtual.
Tutorial MOODLE – Ambiente Virtual de Aprendizagem
-
-
Os Recursos são ferramentas através das quais são disponibilizados objetos de aprendizagem na sala de aula virtual.
-
Arquivo
O módulo de arquivo permite que um professor para fornecer um arquivo como um recurso curso. Sempre que possível, o arquivo será exibido na interface do curso, caso contrário, os estudantes serão solicitados a fazer o download.
-
Página
O módulo de página permite que um professor crie um recurso de página da web utilizando o editor de texto. Uma página pode exibir texto, imagens, som, vídeo, links da web
-
Pasta
O módulo pasta permite ao professor exibir um número de arquivos relacionados dentro de uma pasta única, reduzindo a rolagem na página do curso.
-
Rótulo
Um rótulo permite que texto e imagens possam ser inserido no meio dos links de atividades na página do curso. Rótulos são muito versáteis e podem ajudar a melhorar a aparência de um curso caso utilizado sabiamente.
-
-
URL
O módulo de URL permite que um professor para fornecer um link de web como um recurso do curso. Qualquer coisa que esteja livremente disponível on-line, como documentos ou imagens, pode ser vinculada; URL não tem que ser a home page de um site.
-
-
-
As Atividades são ferramentas que permitem ao professor solicitar tarefas aos alunos, que possibilitam uma interação entre professores, tutores e alunos.
-
-
-
O módulo de atividade chat permite que os participantes possam conversar em tempo real.
A conversa pode ser uma atividade de uma só vez ou pode ser repetida na mesma hora todos os dias ou todas as semanas. Sessões de chat são salvas e podem ser disponibilizadas para que todos possam visualizar ou restritas a usuários com a capacidade de visualizar os logs de sessão do chat.
-
-
-
O módulo de atividade fórum permite que participantes tenham discussões assíncronas, ou seja, discussões que acontecem durante um longo período de tempo.
-
-
-
Uma lição publica o conteúdo em um modo interessante e flexível. Ela consiste em um certo número de páginas. Cada página, normalmente, termina com uma questão e uma série de possíveis respostas. Dependendo da resposta escolhida pelo estudante, ou ele passa para a próxima página ou é levado de volta para uma página anterior. A navegação através da lição pode ser direta ou complexa, dependendo em grande parte da estrutura do material que está sendo apresentado.
-
-
-
O módulo de questionário permite ao professor criar e configurar testes de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, correspondência e outros tipos de perguntas. Cada tentativa é corrigida automaticamente e o professor pode optar por fornecer feedback e / ou mostrar as respostas corretas.
-
-
-
O módulo de atividade permite a atribuição de um professor para comunicar tarefas, recolher o trabalho e fornecer notas e comentários.
Os estudantes podem apresentar qualquer conteúdo digital (arquivos), como documentos de texto, planilhas, imagens ou áudio e videoclipes.
-
-
-
Utilize este Fórum quando tiver alguma dúvida sobre o curso, sobre os materiais da etapa virtual e sugestões.
-
-
Prezados (as)
Aqui daremos uma pausa na etapa virtual e voltaremos a nos encontrar na etapa presencial, no campus São Borja, prédio 1 - laboratório de informática, no dia 22 de fevereiro de 2018, às 9 horas, para atividades no turno da manhã e tarde.
Verônica e Elvis
-
-
Subsídios/referências:
- VALENTE, José Armando; MORAN, José Manuel; ARANTES, Valéria Amorin (Org). Educação a Distância: Pontos e Contrapontos. Summus, São Paulo, 2011.
- DINÂMICAS PARA APRESENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO ALUNO VIRTUAL EM CURSOS A DISTÂNCIA Mára Lúcia Fernandes Carneiro , Ricardo Garcia do Nascimento
-
Explorando algumas páginas:
Site DEaD – http://porteiras.s.unipampa.edu.br/ead/
Site Letras EaD Inst - http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/llpead/sobre-o-curso/
Letras UAB - http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/letrasuab/
Gestão Pública - http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/slegpm/
Canal de vídeos da EaD UNIPAMPA - https://www.youtube.com/user/ceadunipampa
Subsídios:
Acesso ao Portal de Conteúdos Educacionais Abertos – EduCapes
Vídeoaula@RNP - O serviço corresponde a um sistema integrado para elaboração, armazenamento e disponibilização de videoaulas produzidas pelas instituições clientes. Serve como subsídio para o ensino presencial ou a distância. Trata-se, pois, de um conteúdo gravado, que pode ser acessado de maneira assíncrona, no modelo de transmissões de vídeo "sob demanda".
Vídeo@RNP O serviço de vídeo tem como objetivo ser um repositório de vídeos com conteúdo relacionado às atividades fins das organizações usuárias da RNP: ensino, pesquisa, saúde e cultura. Este serviço é prestado através deste portal onde se pode visualizar vídeos de acesso público.
-
Conforme solicitado pelos professores na etapa presencial, disponibilizo alguns recortes referente a legislação sobre a atividade presencial.
-
Esta avaliação objetiva colher informações, sugestões e opiniões dos participantes no sentido de buscar nos próximos cursos as adequações necessárias às ações planejadas.
-
Dinâmica do aprender a aprender
A imagem a seguir é parte da dinâmica realizada na etapa presencial.
Cada um escreveu no post it o que significa para si aprender a aprender, depois o que representa o aprender a aprender na EaD. A partir do escrito passamos a uma etapa de reflexão sobre as escritas.