Expressões matemáticas

Re: Expressões matemáticas

por Daniele dos Anjos Schmitz -
Número de respostas: 0

Olá Moises,

Não tive experiência anterior com produção de conteúdos matemáticos. Então, baixei o leitor de tela NVDA e digitei algumas expressões matemáticas nos editores de texto para escutar como o leitor iria ler.

Para o leitor ler os sinais, tive que inserir +, -, x, / (mais, menos, vezes, dividir)por meio de símbolos, senão ele lê (mais, hífen, xis, barra).

E quando usei inserir equação (Word) ou inserir/objeto/fórmula (writer) ele não leu corretamente os símbolos, lia o código dos símbolos ou linha em branco.

Uma opção se for inserir as expressões por meio Inserir equações ou fórmulas, é clicar no objeto depois de inserido e digitar uma descrição (texto alternativo) da fórmula, para quem for utilizar leitor de tela entender a expressão.

Ou digitar as expressões de forma linear e ter uma espécie de legenda, por exemplo: / (significa divisão), * (significa multiplicação), ^ (significa elevado a)... e assim por diante...

 

Além de fazer estes testes, entrei em contato com um colega cego que respondeu o seguinte: o NVDA lê expressões matemáticas, mas é preciso ter o ouvido bom ou ir expressão por expressão com as teclas ctrl+seta (direita para avançar, esquerda para retornar).

 

Também entrei em contato com um professor do curso de acessibilidade digital do IBC - RJ que respondeu que não trabalha com expressões matemáticas, teríamos que testar, mas indicou:

Para te ajudar, soube que o leitor de telas NVDA, em sua versão mais recente (2020.1), lê formulas matemáticas elaboradas através do MathPlayer /MathType.

  • Se tiveres interesse, podes baixar para testar


Existe um artigo chamado "Uma Ferramenta de Autoria de Materiais Instrucionais com Símbolos Matemáticos Acessíveis a Deficientes Visuais" que pode também te auxiliar.

 

Espero ter ajudado um pouco, seria interessante você baixar o NVDA e testar a leitura das tuas expressões matemáticas ou se tiveres algum conhecido que utilize leitor de tela, poderias enviar para ele testar.

Se descobrir mais alguma coisa, compartilhe conosco.

 

Continuo à disposição.

Abraço,

Daniele