Pergunta: Professor parabéns por seus esforços e percurso profissional em estudos relevantes os quais compartilha conosco. Tenho mais uma observação e é justamente quanto ao que a senhora falou: lembrei de algo às 22h e mantive contato com os tutores. O EaD não precisa ter horários e vamo s ter que ficar disponíveis 24h? Penso que professores e professoras são seres humanos trabalhadores em educação e precisam de horário para outras atividades e vivências com amigos, família, leituras, etc
Re: Questionameno: JOAO ANTONIO GOMES PEREIRA
Boa tarde, João.
Ótima sua colocação!
Então, lembra que eu falei que não disponibilizo meu contato de whats para os alunos, somente para os tutores? Então, isso é estabelecer regras de funcionamento quanto à EaD.
Como falei ontem, os alunos têm o chat do moodle e precisam se acostumar a colocarem suas dúvidas ali e as terem respondidas quando chegar o horário em que o professor tem disponível para respondê-las.
Para isso, precisamos criar essa cultura, sob pena de termos um esgotamento por workaholismo (excesso de horas trabalhadas) como eu tive ano passado.
Assim, eu também estou me adaptando, mas sem criarmos uma cultura condizente com nosso ritmo de trabalho, agenda de tarefas, número de alunos atendidos e demais atividades acadêmicas, tropeçaremos sempre nos mesmos problemas.
Penso que é preciso ainda criarmos diversos mecanismos, especialmente na universidade, para evitarmos o sobrecarregamento justamente dos mediadores do principal objeto de trabalho da Unipampa que são os processos de ensino e aprendizagem.
Forte abraço,
Profa. Aden