Boa tarde, Fabi.
Grata por sua participação.
Então, ótimas suas perguntas.
O monitoramento ocorre através do ambiente moodle, pois ali ficam registradas todas as entradas quando o aluno está realizando as atividades com data e horário.
Quanto aos encontros via webconf, realmente, dependendo do horário, alguns não conseguem entrar, seja por questões particulares, seja porque realmente não possuem a tecnologia adequada em suas casa e precisam se deslocar até os polos.
Assim, é preciso ser flexível: talvez entrar em outro dia com os que não puderam participar ou, conforme falei ontem, gravar a webconf e disponibilizar posteriormente no ambiente para que o aluno tenha acesso, por exemplo, àquelas explicações que damos quando, por exemplo, estamos dando orientações para que eles escrevam um artigo.
Normalmente, a partir do que já aconteceu comigo, alguns alunos apresentam maior dificuldade cognitiva mesmo, e está tudo certo, já que cada um imprime um ritmo próprio a sua aprendizagem. Daí o importante é não perder o rapport com esse aluno, instigando-o de outras formas; verificando, por exemplo, se o tutor ou tutora pode intervir e acessar este aluno de outra forma para que ele possa ser acolhido e não deixar de realizar os trabalhos.
Espero ter respondido às suas perguntas.
Forte abraço,
Profa. Aden