Questionamento: JOAO ANTONIO GOMES PEREIRA

Re: Questionamento: JOAO ANTONIO GOMES PEREIRA

por Aden Rodrigues Pereira -
Número de respostas: 0

Boa tarde, Débora.

Grata por sua contribuição.

Sim, a PROGRAD (documentos orientadores da docência na Unipampa) aponta que, para cada disciplina de 4 créditos precisamos ter o correspondente em preparação de aula, se não estou enganada.

Assim, é preciso calcular a quantidade de horas trabalhadas para além do ambiente virtual, incluindo: tempo de pesquisa, preparo da aula em si contando-se coleta de texto, imagem, som e áudio, bem como o tempo que se pretende interagir com os alunos seja através de chat, webconf, google drive, dentre outros materiais que precisam ser levados em consideração.

No mais, penso que o que eu respondi ao João na pergunta dele serve para pensarmos em realmente montarmos um banco de materiais, como, por exemplo os que já existem no educapes ou outro que a Unipampa queira construir, a fim de institucionalizar que somos produtores de conteúdos institucionais.

Digo isso porque existe muita confusão em termos de produção científica de materiais que, ao meu ver, basta um ambiente institucional organizado para conseguir dar conta desta demanda e ainda alavancar os processos de ensino e aprendizado junto à comunidade acadêmica.

Forte abraço,

Profa. Aden