Questionamento: JOAO ANTONIO GOMES PEREIRA

Questionamento: JOAO ANTONIO GOMES PEREIRA

by Veronica Morales Antunes -
Number of replies: 3

Pergunta: Por sua fala, quanto a necessidade de planejamento e os tempos de aprendizagem com aula em EaD, os professores vão trabalhar ainda mais em preparação de aulas e somente vai contar o número de créditos das aulas ministradas? Também vai precisar mais tempo para os alunos terem acesso, lerem os materiais? Por sua experiência e conhecimento, como uma universidade pública administra as horas de trabalho docente?

In reply to Veronica Morales Antunes

Re: Questionamento: JOAO ANTONIO GOMES PEREIRA

by Veronica Morales Antunes -

DEBORA SIMONE FIGUEREDO GAY relata que ela e outros colegas estão oferecendo um curso neste período. Curso de nivelamento. Gostaria de compartilhar com vocês que trabalhamos muitíssimo mais. Para uma hora de aula usamos no mínimo 5h de planejamento.

In reply to Veronica Morales Antunes

Re: Questionamento: JOAO ANTONIO GOMES PEREIRA

by Aden Rodrigues Pereira -

Boa tarde, Débora.

Grata por sua contribuição.

Sim, a PROGRAD (documentos orientadores da docência na Unipampa) aponta que, para cada disciplina de 4 créditos precisamos ter o correspondente em preparação de aula, se não estou enganada.

Assim, é preciso calcular a quantidade de horas trabalhadas para além do ambiente virtual, incluindo: tempo de pesquisa, preparo da aula em si contando-se coleta de texto, imagem, som e áudio, bem como o tempo que se pretende interagir com os alunos seja através de chat, webconf, google drive, dentre outros materiais que precisam ser levados em consideração.

No mais, penso que o que eu respondi ao João na pergunta dele serve para pensarmos em realmente montarmos um banco de materiais, como, por exemplo os que já existem no educapes ou outro que a Unipampa queira construir, a fim de institucionalizar que somos produtores de conteúdos institucionais.

Digo isso porque existe muita confusão em termos de produção científica de materiais que, ao meu ver, basta um ambiente institucional organizado para conseguir dar conta desta demanda e ainda alavancar os processos de ensino e aprendizado junto à comunidade acadêmica.

Forte abraço,

Profa. Aden

In reply to Veronica Morales Antunes

Re: Questionamento: JOAO ANTONIO GOMES PEREIRA

by Aden Rodrigues Pereira -

Boa tarde, João.

A partir da minha experiência, posso te dizer que no início o tempo investido no preparo de materiais é maior até devido à inexperiência que temos.

Após um ou dois semestres, dependendo se a disciplina é uma continuidade da que você trabalhou no semestre anterior, por exemplo, já dá para flexibilizar mais o tempo e reaproveitar alguns materiais, redirecionando-os para os alunos de modo diferente.

Vou dar um exemplo: trabalhei os PCNs com os alunos em Práticas Pedagógicas e Seminário Integrador IV, pois era a base para discutir o que esses parâmetros orientavam quanto à prática do português em sala de aula em termos de políticas linguísticas. Depois disso, os alunos foram fazer observações nas escolas (entrevistas com professores e alunos conforme coloquei ontem no webinário), agora, nos estágios, a primeira coisa que pedia para elas, é revisitarem as discussões resultantes da leitura e debates acerca daquele material, pois agora é a prática pra valer de produção de materiais, mas, sem o módulos anteriores acerca dos PCNs, não há como fazermos os planejamentos dos estágios deles.

Por isso eu digo que depende da abordagem, do método que você vai utilizar e dos objetivos que você quera alcançar com o componente com o qual está trabalhando.

Espero ter contribuído para dirimir, pelo menos um pouco, suas dúvidas.

Forte abraço,

Profa. Aden