Oi, Vagner!
Que bom que conseguiste assistir! Fico muito feliz pela tua inserção neste campo formativo, e espero que as discussões feitas possam contribuir para a tua atuação na EAD também.
Quanto às discussões que tu apontas, eu gosto sempre de lembrar sobre a diferença entre a educação pública e a privada. Não no sentido de polarizar (uma é boa e outra é ruim), mas de alertar que os princípios que orientam o ensino privado são distintos do ensino público, tanto para a forma de pensar a gestão educacional quanto em relação ao trabalho docente. Há boas instituições nos dois campos, certamente, mas há uma forma desigual tanto na leitura sobre elas e uma importante demarcação da ideia de democratização do ensino que deve sempre orientar o princípio da instituição pública.
No mesmo sentido, a ideia de mostrar dados de coexistência do ensino presencial e a distância, é para contribuir para a desconstrução de uma certa "disputa" ou, novamente, polarização entre ambos: não há melhor ou pior, há modalidades que, concebidas de maneira qualificada, podem ser oportunidades formativas excelentes, e adequadas aos seus objetivos, ao público que queiram atingir.
Espero ter contribuído para as tuas discussões.
Abraço,
Juliana