Olá turma! Nossa disciplina "História do Espaço Platino" tem como ementa:

A construção e conformação do espaço platino a partir de processos socieconômicos, políticos e culturais. Perspectivas teóricometodológicas próprias à História Regional. Ocupação do espaço e a fronteira no Prata colonial. Expressões e disputas políticas na formação e estruturação dos Estados nacionais platinos. Relações de dominação e resistência nas sociedades platinas. Economia e política das sociedades platinas na contemporaneidade. O espaço platino no Ensino de História.

E o objetivo é conhecer os processos de ocupação do espaço platino e suas consequência.

A disciplina tem como ementa:

A produção do espaço geográfico como reflexo das relações capitalistas local/global; Estudo de temas da geografia contemporânea; O período técnico-científico-informacional; A globalização como fator espacial e a contraditória na interação local – global; O debate entre modernidade e pós-modernidade.

O objetivo geral é analisar a estrutura e dinâmica populacional à luz do processo de globalização e de desenvolvimento - subdesenvolvimento e sua influência na organização do espaço. Analisar a dinâmica dos processos de produção e comercialização e seus impactos sobre as diferentes formas de organização espacial, à luz da divisão internacional do trabalho.

Prezados acadêmicos 

Esta disciplina tem caráter instrumental, uma vez que se destina a aprofundar e ampliar seus conhecimentos. Para tanto procurou-se estruturá-las de forma a facilitar o seu estudo. 

Característica da disciplina: apresenta a carga horária, a ementa, os objetivos que você poderá consultar através do GURI onde está inserido o plano de ensino com todas as suas propriedades.

Contextualização da disciplina: relaciona-se com as demais disciplinas que compõe o curso.

Quadro síntese do conteúdo programático: apresenta os objetivos geral e específicos e uma bibliografia básica que não esgota o assunto estudado. Você poderá ampliá-la.

Não se esqueça que o Ensino a Distância e/ou Educação a Distância baseia-se no auto estudo: portanto, são apresentadas sugestões para que você administre o seu tempo de estudo.

1. Ao realizar suas leituras, procure questionar-se sobre os seguintes aspectos: Quem escreveu? Quando? Por quê? Quais as idéias principais? Qual a fundamentação teórica? Quais os resultados apresentados pelo autor?

2. Quando finalizar seu trabalho, anote todas as informações conseguidas e, compare seu resumo com o texto original.

3. Em seguida faça um resumo sistematizado do conteúdo.

4. Avalie o seu trabalho verificando: o tempo gasto na leitura e o número de informações que conseguiu captar.

Para contextualizar a disciplina no âmbito do curso observa-se que durante os seus estudos de formação docente a Prática Pedagógica em Geografia I, começa a congregar esta larga base de experiências teóricas e empíricas de Geografia e da Educação direcionando seus para o exercício profissional que este curso de Geografia o habilita: o ensino de Geografia, 

Neste curso abordaremos o ensino da Geografia centrado nas séries finais do Ensino Fundamental, isto é, quintas e oitavas séries. 

Esta plataforma é a principal de Ensino a Distância tem a intenção de possibilitar-lhe o acesso a um instrumento por meio do qual você possa realizar com eficiência e profícuo resultado, os fins a que essa graduação se destina, ou seja, a sua formação acadêmica com vistas ao aperfeiçoamento e qualificação como professor ou futuro docente. 

Bons estudos!