Este curso discutirá novas estratégias para trabalhar os objetos do conhecimento ligados ao eixo temático "Terra e Universo" presente na Base Nacional Comum Curricular, usando a evolução histórica dos conceitos da Astronomia, contextualizando-os com notícias atuais, para atender a curiosidade natural dos estudantes. O curso propõe-se a fornecer subsídios para aprimorar o trabalho a respeito deste tema em sala de aula e estreitar as relações de conhecimento sobre esse importante eixo temático entre a comunidade escolar e a universitária. 

Este projeto pretende mapear habilidades em Geociências na Educação Básica presentes na BNCC e propor intervenções didáticas para a implementação em sala de aula. As atividades do curso consistirão em: i) discutir, interdisciplinarmente, a relação entre a tectônica de placas e a morfologia das costas brasileira e africana; ii) organizar uma "Experimentotéca em solos", que consiste em experimentos práticos que podem ser realizados em sala de aula para auxiliar na educação em solos; iii) explorar interdisciplinarmente o "Esporte de Orientação" no ambiente escolar como uma estratégia pedagógica  para desenvolver habilidades de orientação e compreender o ambiente geográfico e; iv) explorar as potencialidades do Google Earth como ferramenta educacional. 

Este curso está alinhado com os temas transversais contemporâneos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas diferentes áreas do conhecimento, assim como nas metas estabelecidas pelo Programa Rede SACCI Formação de Professores em Ciências e Tecnologias. Serão oferecidas três ações extensionistas: 1) construção de recursos didáticos acessíveis ao ensino; 2) as dimensões teóricas do currículo e suas implicações sociais, políticas e epistêmicas; 3) o tema de corpo, gênero e sexualidade, buscando debater avanços e retrocessos de forma inclusiva. 

O curso busca contribuir com a formação de professores da Educação Básica e Superior promovendo um espaço de discussão e mobilização sobre a importância das questões ambientais relacionadas ao consumo, às escolhas alimentares e a qualidade da água e do solo na produção de alimentos.

Minicursos na área de educação em ciências e matemática, direcionados, principalmente, para professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental: 1) Atividade Experimental Problematizada (AEP), 2) Atividade baseada em Projetos (ABP); 3) Aprender e Criar em Ciências e Matemática; 4) Experimentação e Criatividade. 

A Invenção de Mundos, é uma metodologia de intervenção pedagógica prevista no projeto institucional da Rede SACCI, tendo como principais estratégias provocar crianças e jovens a criar personagens que irão desbravar, viajar e viver num território compartilhado e imaginado. Durante essa viagem inventiva, os estudantes são desafiados a resolver problemas sociais, ambientais, políticos e urbanísticos emergentes dessa criação compartilhada.